quinta-feira, 21 de abril de 2011

ÁGUAS QUE ROLAM!

            Graças a bondade divina, as chuvas voltaram a cair no solo de toda a nossa região. Nos dias 18 e 19 de abril de 2011, foram boas a intensidade de chuvas que cairam nesses dois dias, sem contar as mínimas que antecederam e as que sucederam a referida data.
            Já estamos com a produção agrícola praticamente segura, e os açudes todos cheios,  aqui  no município cachoeirense. Mas, como tem um adágio popular que diz: chuva todo tempo é bom! Esta coisa proverbial é um tanto verossímil, pois todos nós sabemos de que água é vida! prova disso estar na propria Bíblia Sagrada, que em quase todos os seus capítulos, os evangelistas não se cansaram de fazerem menção  do valor sagrado que à água represeta em nossa vida.
           Portanto, meus queridos leitores que nos acessam constantemente, aproveite este período da semana Santa, e façam uma reflexão, sobre o apelo que irei fazer agora! Não faça disperdicio da água nem que seja o mínimo possivel, e não deixe esse sentimento apenas em você mesmo, transmita as pessoas da sua família, seus amigos íntimos, seus companheiro de trabalho e todas as pessoas que você conhece, fazendo isso estará ajudando a você mesmo, e desempenhando um papél fundamental de contrbuição com zelo ambiental.
          Aproveito do ensejo de oportunidade, para continuar agradecendo a todos pelos acessos que nos são feito diariamente, e também desejar  uma feliz páscoa para todos! um abraço! e até breve... 

terça-feira, 19 de abril de 2011

SAÚDE EM ALTA

          Durante os últimos anos, a população de Cachoeira dos Índios, conviveu com a saúde do nosso município, num estado de debilitação. Porque o ambiente hospitalar não oferecia de forma alguma conforto para aqueles que ali se dirigiam em busca de recuperação de sua saúde. Também contava com outros fatores cruciais da mesma ordem, como sendo: o deslocamento de pessoas doentes para serem atendidas em outros centros de atendimento médico, de outras cidades do nosso estado, como também, de outros estados da região nordeste, muita das vezes só pelo fato de faltar a figura presencial de um médico. 
          Mas, tudo isso nos dias de hoje, já fazem parte do passado. Graças ao trabalho incansável e a dedicação insaciável, do atual prefeito do nosso município, o Dr Arlindo Francisco, popular Têta, sempre esmerado naquilo que faz, que mesmo enfrentando dificuldades, abusou de sua coragem, e juntamente com seu secretariado, não mediram esforços arregaçaram as mangas das camisas e deram o pontapé inicial na reforma de construção do Hospital e Maternidade Josefa Bandeira de Sousa, de nossa cidade, que durou um pouco mais de um ano.
          No dia 26 (vinte e seis) de dezembro de 2010, o prefeito Têta diante de uma grande aglomeração de pessoas, que prestigiaram o prefeito e os seus convidados, em uma grande solenidade, reinaugurou o Hospital e Maternidade Josefa Bandeira de Sousa. E naquela ocasião as pessoas que ali compareceram, tiveram depois de muito tempo, a oportunidade de ver uma unidade hospitalar com uma estrutura bastante ampla, bem repartida, bem equipada etc... Tudo isso por conta do empenho do nosso prefeito, que não se esgotou de ir tantas vezes até a capital do nosso Estado, em busca de recursos para iniciar, continuar e finalmente concluir tal obra, que para ele seria de suma importância para a população sofrida deste município, e que se tornou o grande marco de sua administração. Devendo isso é claro, ao ex deputado Jeová e ao ex governador José Maranhão, porque, esse ultimo sempre foi atencioso ao receber o deputado e o prefeito, e atendeu a solicitação feita por eles , enviando recursos e equipamentos do género hospitalar, dando ênfase ao mérito tanto almejado por eles dois e por todos desta cidade.
          Daquela data em diante, as pessoas do nosso município, passaram a ser bem assistidadas, no que se refere ao atendimento médico. Pois hoje temos profissionais médicos, quase que diariamente atendendo naquele nosocômio, contando também com o conforto que aquela casa oferece hoje em dia. Além disso tudo, dispõe-se de ambulância e outros automóveis que são empregados no PSF do município, que diariamente ficam a disposição, para fazerem a remoção de pessoas doentes, em que o estado de saúde delas apresente um risco maior e requeiram maiores cuidados, à que essa casa de saúde ainda não estar capacitada. Parabéns ao prefeito Têta pelo grande feito.  

segunda-feira, 18 de abril de 2011

. CONTINUAÇÃO DAS RODADAS NA 3ª COPA INTERMUNICIPAL DE FUTEBOL.

             Neste último final de semana dias 16e 17 de abril de 2011, foram realizado mais duas rodadas da terceira Copa Intermunicipal de Futebol em Cachoeira dos Indios-Pb.

    Sábado dia 16/042011

    15hs, jogo- 09-Ch-C          15 de setembro- Baixio-Ce   1 X 0   São Pedro-Cajazeiras
    16h30, jogo-10-Ch-D        Criciúma-Barro-Ce   3 X 1   Vila E.C. de Cuncas

     No domingo dia 17/04/2011
  
    15hs-jogo-11-Ch-B          União E.C. Montwiro   0 X 2   Montila de Lavras
    16h30-jogo-12-Ch-A       Esperança do barro-Ce   ? X ?   Juventude Brejo Santos-Ce

    Este último jogo que seria realizado as 16h30, não se realizou, devido ao não comparecimento da equipe do ESPERANÇA-DO BARRO-CE. Por motivo constante no Art.6º do regulamento, tendo a referida equipe perdido os pontos para a equipe do JUVENTUDE DO BREJO SANTOS-CE.

    próxima rodada:

    No sábado dia 23/04/2011

   15hs-jogo13-Ch D           Criciúma do Barro-ce 4  X 1  Santa Vitória-Aurora-Ce
   16h30-jogo14-Ch C        São José de Piranhas  0 X 1  Corinthians de Sousa-Pb

   No domingo dia 24/04/2011:

  15hs-jogo 15-CH B         Felizardi de Ipaumirim-Ce 2  X 3  Seres de Cuncas
  16h30-jogo-16-Ch A       Iborepi-Lavras-Ce  0  X 1  Independente de Cachoeira dos Indios-Pb

  Agradece mais uma vez pela colaboração, a coordenadoria do campeonato, na pessoa do Dr Bosco Cândido.



    
  
 

domingo, 17 de abril de 2011

FATALIDADE OU NEGLIGÊNCIA?


              Em Cachoeira dos Indios-Pb, dois fatos que ocorreram em diferença de cinco dias de um para o outro, deixou todo a população chocada. Na verdade não foi tanto pelo acontecido, porque fatos acontecem em todos os instantes da nossa  vida, não é verdade? O que mais intrigou a todos, foi que o fato acidental aconteceu de maneira repetida num determinado local, ou seja, no Posto Santa Maria, localizado no bairro Fazenda Velha as margens da Pb 420, e que atualmente passa por uma reforma.
             O primeiro ocorreu no dia 11 (onze) de abril de 2011, entre as 14hs e 15hs. Quando um jovem de 23 (vinte e três) anos de idade, conhecido por Cristiano Moreira Dias, residente aquí em Cachoeira dos Índios, perdeu a sua vida quando trabalhava ajudando no serviço de soldagem, que estava sendo feito nas vigas de ferro que fazem a sustentação da cobertura do posto Santa Maria, que antes pertencia ao grupo Rafael, e hoje pertence a um cidadão conhecido popularmente como Vicente do posto, e no dia dia 15 (quinze) de abril de 2011, entre as 16hs e 17hs, mais uma pessoa teve a sua vida ceifada, no mesmo posto, e fazendo o mesmo trabalho. Ele também era uma pessoa jovem, que contava apenas com 21 (vinte e um) anos de vida, e se chamava: José Zilton Avelino, e morava na cidade de Cajazeiras-Pb.
             Ainda não se sabe o que causou a mortes desses dois jovens, sabe-se apenas que ambos caíram de  cima de um andaime de ferro de aproximadamente 04 (quatro) metros, quando faziam trabalho de soldas nas vigas de ferro da cobertura, as vitimas foram socorridas de imediato para Hospital Regional de Cajazeiras, mas não resistiram e morreram.

sexta-feira, 15 de abril de 2011


Data: 15/04/2011 às 09h01
Especialistas esclarecem origem de armamento e criticam a proibição de armas no Brasil

“O que se está propondo é, diante do problema da violência, desarmar a vítima. Faz sentido?”,
(1 comentários)

Por: Redação/ParaibaemQAP

A tragédia ocorrida no Rio de Janeiro reabriu no país a discussão sobre as armas de fogo, com imediatas propostas de se proibir tais instrumentos de circular, através de legislações ainda mais rígidas. Do mesmo modo, diversas teorias surgem para explicar o acesso do criminoso às armas e à munição utilizadas no massacre. Porém, para os especialistas em segurança pública e armamento da ONG Movimento Viva Brasil, Bene Barbosa e Fabricio Rebelo, o foco da discussão está equivocado, pois a questão não é a lei, indiscutivelmente dura, mas sim o combate ao criminoso, que não a respeita.

Para Bene Barbosa, no caso de Realengo, nada que o assassino fez poderia ser evitado com mais leis, restrições ou proibições às armas. “As armas utilizadas pelo assassino foram adquiridas no mercado negro, e não em qualquer loja, com autorização da Polícia Federal, como muitos parecem pensar. Na verdade, de acordo com nossa legislação atual, nem idade para comprar armas ou munição esse indivíduo tinha, pois isso só é permitido após os 25 anos e, ainda assim, em situações excepcionais. Então, num casos desses, a lei foi completamente descumprida, de nada adiantando que fosse mais rígida”, explica Barbosa. “O que faltou foi o Estado impedir o comércio ilegal dessas armas, como hoje se apurou ter ocorrido, inclusive por um preço irrisório”, conclui.

Já para Fabricio Rebelo, o Brasil tem hoje uma das legislações mais rígidas do mundo quanto às armas de fogo, capaz, muitas vezes, de inviabilizar sua aquisição por quem delas precisa para defesa e mesmo por atiradores esportivos e colecionadores. O problema, segundo aponta, é a facilidade de aquisição no mercado negro, por valores irrisórios. “Uma arma semelhante à que o assassino utilizou no massacre, por exemplo, adquirida por R$250,00 no mercado negro, custaria legalmente mais de R$1.500,00 e só poderia ser comprada após o cumprimento de diversos trâmites burocráticos, que hoje levariam no mínimo seis meses. Porém, de nada adianta ter uma legislação rígida, que praticamente inviabiliza a aquisição legal de armas, se os criminosos continuarem a ela tendo acesso no mercado negro, no qual a lei não impera”, afirma Rebelo.

Os especialistas confirmam que o país vive hoje um problema crônico de comércio ilegal de armas, que, enquanto não for combatido, impede qualquer avanço na redução de crimes com esses equipamentos. Para Rebelo, “não se pode tratar a questão do tráfico de armas com ideologias desarmamentistas, mas com ações que mostrem resultados. Restringir ainda mais a legislação sobre armas só afeta as legais, não produzindo nenhum efeito na arma marginal, como as utilizadas no massacre do Rio de Janeiro”, finaliza.

Bene Barbosa ratifica a afirmação: “não é sequer lógica a solução simples da proibição das armas, pois o que se está propondo é, diante do problema da violência, desarmar a vítima. Faz sentido?”, questiona
MVB

segunda-feira, 11 de abril de 2011

3ª Copa Intermunicipal de Futebol

             Neste ultimo final de semana tivemos mais uma rodada da 3ª Copa Intermunicipal de Futebol, edição 2011 que acontece em Cachoeira dos Índios - PB. A competição já é um sucesso no municipio e vem crescendo a cada edição, atraindo cada vez mais torcedores e equipes enteressadas em participar do evento, o que vem enriquecendo o esporte amado em Cachoeira dos Índios.
            
Na ultima rodada tivemos os seguintes resultados:


No sabado dia 09 de abril de 2011, Chave B

Cearazinho de Umari   1 X 2 Seres de Cuncas
Montila-L.Mangabeira 1 X 0 Felizardo-Ipaumirim

No domingo dia 10 de abril de 2011, Chave A

Juventude-Brejo Santo  2 X 0 Iborepi-L.Mangabeira
Independent-Cachoeira 2 X 2 Montila de Aurora

Esses foram os resultados da ultima rodada, em breve divulgaremos novos resultados.

sábado, 9 de abril de 2011

FURTO DE UMA MOTOCICLETA.

              No último dia 07 (sete) de abril de 2011, aquí na cidade de Cachoeira dos Indios-Pb,  foi furtada uma motocicleta SAZAKI de cor vermalha, com  a placa NPT 3107, mas graças ao grande empenho do destacamento de Policia Militar de nossa cidade, que ao receber o comunicado da vítima, o dono da moto, o Sr  mais conhecido em nosso meio como João Térto, empreendeu diligencias e de imediáto procurou interagir com a policia do vizinho estado do Ceará, informando sobre o fato, pois obtiveram informações que o(s) indivíduo(s), tomaram rumo para aquele estado. Durante o colhimento de informações a policia ficou sabendo que se tratava de 03 (três) menores, que a 04 (quatro) dias se encontravam frequentando o pátio dos postos de combustíveis existente nas margens da BR 116 neste município, um deles veio até a sede da nossa cidade, e ao passar pela rua Maria Avelina da Conceição, aonde fica situado a oficina de portões do proprietario da moto, o meliante percebeu que a referida moto estava com a chave na ignição, e não perdeu tempo, montou na moto e pegou a estrada. Ao passar de volta próximo aos postos, pegou os outros dois menores que estavam com ele, e se destinaram para a cidade de Juazeiro do Norte aonde moram, isso sem capacête e sem nada, e quando passavam pelo Posto de Policia Rodoviária Estadual,  localizado em Abaiára-Ce, os policiais militares que estavam de serviço no local, ao verem eles passarem, três em uma moto e sem capacêtes, determinou que eles parassem, o que não foi obedecido, daí eles em uma viatura foram atrás e os interceptaram alguns quilômetros mais a frente, fizeram a apreensão da moto e dos três menores, que de imediato foram conduzidos para a Delegacia Regional de Policia civil da cidade de Brejo Santo-Ce, aonde ficou retido a moto, e os menores foram encaminhado para o Conselho Tutelar daquela cidade.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Nossa História

Imagem: http://www.ferias.tur.br
          A ocupação das terras que deram origem ao município remonta a 1905, com a compra de uma propriedade por Manoel Cândido, que ali se estabeleceu com sua esposa Maria Madalena Cândido. A partir daí outras famílias iniciaram o povoamento do local, inicialmente chamado de Catingueira. Em 1920 foi eleita a primeira capela, com doações de D. Maria Madalena .
            O distrito foi criado com a denominação de Cachoeira dos Índios, por ato anterior a 02-03-1938 e pelo decreto estadual nº 29, de 22-11-1939.Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Cachoeira do Índios figura no município de Cajazeiras. O município com a denominação de Cachoeira dos Índios foi criado pela lei estadual, de 26-11-1961, desmembrado de Cajazeiras, instalado em 30-12-1961. Em 1964, foram criados os distritos de Balanças, Fátima e São José de Marimbas e anexados ao município. Assim, atualmente o município é constituído destes três distritos e mais o distrito-sede.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cachoeira_dos_%C3%8Dndios#Hist.C3.B3ria

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Mulher é presa após agredir idosa de 104 anos de idade em Cachoeira dos Índios

            A aposentada Raimunda Pereira Mariano, 53 anos de idade foi presa na noite dessa segunda-feira (04) acusada de invadir a residência da idosa Antonia Maria da Conceição, de 104 anos e passou a praticar atos de vandalismo e agredir a anciã. Ambas são residentes na cidade de Cachoeira dos Índios.

De acordo com informações do filho da vítima, a agressora estava fortemente embriagada.

A polícia foi acionada e encaminhou Raimunda para a Delegacia da Mulher, na cidade de Cajazeiras.
Já vítima não sofreu lesões corporais, apenas hematomas nas pernas e nos braços.


Fonte:www.gazetadaparaiba.com.br

segunda-feira, 4 de abril de 2011

3ª COPA INTERMUNICIPAL DE FUTEBOL - EDIÇÃO 2011

             Neste final de semana nos dias 02 e 03 de abril de 2011, foi iniciada com grande sucesso, a terceira Copa  Intermunicipal de Futebol, com a coordenação geral do Dr  Bosco Cãndido. E a rodada foi a seguinte:



 
No sabado dia 02/04/11.

As 15 hs, chave D            Vila E.C. de Cuncas  0  X  1  Sertão F.C de Cajazeiras

As 16h30, chave D          Sta. Vitória- Aurora    1  X  1  Bonito de Santa Fé

No domingo dia 03/04/11

As 15 hs, chave C           S. José de Piranhas     1  X  0  Vila Rica de Cachoeira

As 16h30, chave C         S. Pedro-Cajazeiras    0  X  0  Corinthians de Sousa.